terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Módulo Oficial de Justiça do PROJUDI


Módulo Oficial de Justiça do PROJUDI

A DMO – Diretoria de Modernização setor vinculado à SETIM – Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização do Tribunal de Justiça da Bahia, lança o Módulo Oficial de Justiça do PROJUDI-BAHIA. O lançamento atende a uma sugestão informal enviada pelo Oficial de Justiça Osenar Santos, Coordenador de Comunicação da AOJUS-BA a um técnico do TJBA.

Apesar de não ser comunicado acerca da utilização de sua sugestão para a implantação do módulo, o servidor Osenar se diz satisfeito com a novidade que, imagina, deverá integrar os atos dos Oficiais de Justiça ao sistema. 

O módulo ora implantado pressupõe que todo Oficial de Justiça, lotado nas unidades atingidas pelo PROJUDI terá um login de rede, para permitir ligar os computadores e dar acesso ao TJBA-mail, além de login de acesso ao PROJUDI e certificado digital, ferramenta necessária para a assinatura digital. O e-mail institucional é parte das ferramentas a serem utilizadas, pois, após a distribuição do mandado, o sistema enviará uma mensagem de texto diretamente ao e-mail cadastrado, avisando ao Oficial que houve vinculação deste a um determinado processo. 

De posse desta informação o Oficial efetua login e consulta no sistema a relação de mandados distribuídos. Ao receber os mandados físicos, o Oficial dá o recebido no próprio sistema, o qual fica gravado como movimentação do processo. Fato que também ocorre com a devolução que será através da juntada dos documentos digitalizados pelo Oficial. 

O recebimento dos mandados só pode ser feito no cartório, entretanto a devolução poderá ser efetuada de qualquer lugar, bastando ao servidor, previamente cadastrado, acessar o sistema através de um computador conectado à internet. 

Entretanto, para que essas mudanças sejam proveitosas e produtivas, os servidores devem passar por treinamento para aprenderem a usar o sistema. Até o momento não se tem noticia se haverá ou não treinamento, mas o servidor Osenar sugere aos colegas que se organizem para solicitar à Coordenação Geral dos Juizados que viabilize o referido treinamento para que possam efetivamente dar funcionalidade ao sistema.

Link para o Manual do usuário do Modulo Oficial de Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário