terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Associação dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Poder Judiciário da Bahia encontra-se com o Presidente do TJBA


Hirs e Caires receberam solicitações e se comprometem a estudam projetos dos oficiais

Por Adênio de Carvalho Costa


Projeto definindo ações para melhorar desempenho do serviço prestado pelo Oficiais de Justiça Avaliadores do PJBA foi entregue ontem de manhã, 10/12, para o presidente do Tribunal baiano. Num conversa descontraída, o desembargador Mário Alberto Simões Hirs e o secretário de Administração do TJBA, Igor Caires, ouviram por mais de duas horas os representantes da recém-formada Associação dos Oficiais de Justiça do Estado da Bahia.

Um documento com 19 páginas entregue ao presidente do TJBA tratou de apresentar à corte, a associação criada em 06 de agosto de 2011 e deu início a uma série de reuniões definidas para o fim de janeiro ou na primeira quinzena de fevereiro de 2013, quando os representantes da Associação, Itaílson Farias, Coordenador Geral, Osenar Santos, Coordenador de Comunicação, e Carla Tibiriçá, Coordenadora de Administração e Finanças, apresentarão projeto específico da categoria para tornar melhor a prestação jurisdicional, neste segmento, para a população baiana.


As Oficialas Carina Santos e Carla Tibiriçá marcaram a presença feminina no encontro embevecendo os traumas advindos do trabalho diário, como a deficiência do apoio policial, as dificuldades de transporte, a não regionalização e zoneamento de áreas, como também os poucos recursos para manutenção dos veículos particulares em uso na prestação de serviços do Tribunal de Justiça da Bahia.

Exemplos foram citados e podem ser alinhavados para desmitificar a imagem da base desestruturada reconhecida em parte pela Associação, governo do Estado, Tribunal de Justiça da Bahia e pelo Conselho Nacional de Justiça. “Estou muito surpreso com a iniciativa. Vocês têm o meu apoio”, prometeu o desembargador Mário Hirs.

A conversa fluiu tranquila e cordial, tendo como protagonistas de boas gargalhadas o próprio desembargador e o Oficial Gilber, que, com bom humor, mas com bastante propriedade, insistiu em abordar a questão da antecipação do custeio das diligencias dos Oficiais, principalmente no que diz respeito à resolução 153/2012 do CNJ. 



Os pontos cruciais foram identificados: Centrais de Mandados estruturadas, antecipação do custeio das diligencias dos oficiais, nova carteira funcional sem data de validade, melhorar o apoio da força policial em áreas de risco, acabar com o atraso de dois meses do pagamento da indenização de transporte e, para o ano que vem, logo no início, o presidente do Tribunal de Justiça prometeu receber novamente a Associação, desde que apresente projeto direcionado e enxuto, diluindo o projeto, entregue em partes para um acordo que atenda aos oficiais, ao Tribunal e principalmente à população. 

Um comentário: